Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Entenda como cães auxiliam no tratamento contra depressão e ansiedade

Publicada em: 07/08/2023 11:01 - NOTÍCIAS GERAIS

Cachorros têm ajudado tutores no tratamento contra a depressão, síndrome do pânico, ansiedade, entre outros. No Rio de Janeiro, eles recebem até crachá com nome e foto.

Tão vitais como cães-guias são para deficientes visuais, cães de suporte emocional fazem parte do tratamento contra transtornos psicológicos e psiquiátricos. Com resultados terapêuticos comprovados, os animais são uma das alternativas de tratamento para quem tem diagnóstico de ansiedade, pânico e depressão.

A administradora Vânia Siqueira encontrou a Stella abandonada há um ano e meio. “Eu fui diagnosticada com Transtorno Ansiolítico Generalizado (TAG), quando a Stella veio até a mim ela, simplesmente, passou no meio de várias pessoas e segurou a minha calça comprida. Então eu falo: ‘Stella, você me achou, você me salvou’”, declarou.

A cadelinha se tornou um cão de suporte emocional. As duas podem entrar juntas em locais públicos ou privados, nos transportes e em estabelecimentos comerciais, mas, mesmo com a lei, a Vânia tem que se explicar.

Pioneiro no Brasil, o estado do Rio de Janeiro já emitiu 85 certificados de Cães de Suporte Emocional para fins terapêuticos, desde 2021, quando a lei entrou em vigor. A lei garante pleno acesso da pessoa com transtornos mentais acompanhada de cão de suporte emocional em todos os locais públicos ou privados de uso coletivo no estado.

Qualquer cachorro pode se tornar um animal de suporte emocional, só precisa ter um certificado de adestramento.



Compartilhe: