Tocando Agora: ...
No ar: ...

...

Pequim vai testar 20 milhões de pessoas para Covid na tentativa de evitar bloqueio severo de Xangai

Publicada em: 28/04/2022 13:05 - NOTÍCIAS DOS FAMOSOS

Três quartos dos 22 milhões de habitantes de Pequim fizeram fila para testes de Covid-19 nesta terça-feira, enquanto autoridades da capital chinesa corriam para conter um surto nascente e evitar o debilitante bloqueio que afeta Xangai há um mês. Ao ver os esforços do hub financeiro e comercial da China para atender as necessidades básicas de seus 25 milhões de habitantes cada vez mais frustrados, os moradores de Pequim resolveram estocar alimentos e suprimentos.

Vídeos nas redes sociais mostraram pessoas se inclinando para fora das janelas de Xangai para bater panelas e frigideiras com raiva, ou tocar "Do you hear the people sing?” (“Você ouve as pessoas cantarem?", em tradução do inglês), um hino de protesto do musical "Les Miserables" com em flautas e trombetas.

Pequim espera poder evitar esse drama agindo rapidamente. Começou com os testes em seu distrito mais populoso de Chaoyang na manhã de segunda-feira. À noite, as autoridades listaram dez outros distritos e uma zona de desenvolvimento econômico para testes obrigatórios nesta semana, cobrindo um total de 20 milhões de pessoas, com previsão de que 16 milhões delas já fossem examinadas nesta terça-feira.

Os pedidos chegam dias depois de dezenas de infecções terem sido confirmadas. Xangai esperou cerca de um mês e mais de mil casos antes de lançar testes em toda a cidade, no início de abril.

Liu Wentao, um cozinheiro de Pequim, disse estar preocupado com o novo surto, mas confiante de que a capital poderia lidar com isso.

— Os controles de vírus são mais fortes do que em outros lugares, não acho que será como Xangai — disse ele a caminho do teste.

Pequim registrou 33 novos casos de Covid em 25 de abril, acima dos 19 do dia anterior, sem mortes relatadas até agora durante o novo surto da doença. A carga total de casos é minúscula em comparação com centenas de milhares em Xangai.

Xangai registrou 52 novas mortes por Covid-19 nesta, acima das 51 do dia anterior. Isso eleva o número oficial de mortos para 190, todos relatados a partir de 17 de abril, embora muitos moradores tenham dito que parentes ou amigos morreram depois de pegar Covid em março, lançando dúvidas sobre as estatísticas.
Compartilhe: