Teve início nesta segunda-feira, 11/05, a Terceira Etapa da Campanha Nacional de Vacinação Influenza. Em Campos Novos, a baixa procura dos grupos prioritários pela vacina chamou a atenção. Nesta fase serão contemplados com a vacina: pessoas com deficiência; professores das escolas públicas e privadas; gestantes e puérperas (período – de 45 dias - que a mãe vive logo após o parto); adultos de 55 a 59 anos; e crianças de seis meses a menores de seis anos de idade.
As crianças, aliás, diante da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, representam o menor índice de vacinados. Além do público infantil, gestantes, puérperas e os adultos de idade entre 55 a 59 anos, se encontram abaixo das expectativas de público imunizado. Esta realidade é bem diferente se comparar à imunização feita aos idosos e profissionais da saúde, onde foi atendido mais de 100% destes grupos num comparativo à estimativa inicial.
“Pedimos a população que tem direito à estas doses nesta etapa, que fiquem atentos a retomada de vacinação na próxima semana e que busquem os postos de vacinação. Também será anunciado nos próximos dias um sábado D para as pessoas que trabalham, que possam levar seus filhos, que é melhor maneira de estarmos prevenindo a H1N1”, ressaltou a Secretária de Saúde.
Devido às baixas temperaturas, os locais de campanha foram alterados para a terceira fase, sendo eles: Ginásio Humberto Calgaro, Ginásio Juvelino Fernandes e na quadra ao lado do Posto do Bairro Aparecida.
Até o final da campanha, que tem previsão para se encerrar em 05 de junho, a Secretaria de Saúde espera vacinar 10.632 pessoas, até o momento, o número é de 7.019 pessoas vacinadas, correspondente à 66% do total. Vale lembrar que os demais grupos prioritários da Primeira e Segunda Etapa de vacinação, ainda podem estar se vacinando até o final da campanha.
Fonte: ASCOM - Prefeitura de Campos Novos
Jornalismo WEB Rádio Cidade
